Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

  • 01 de dezembro de 2021
  • 0 comentários
  • Entenda as fases do luto

    Passar pelo processo de luto não é nada fácil! 

    Cada indivíduo reage de uma forma, de acordo com sua estrutura emocional, vivências e capacidade para lidar com perdas. 

    1. Negação

    É a fase do isolamento, essa primeira etapa do luto serve como um mecanismo de defesa temporário, que alivia o impacto da notícia, uma recusa a estar frente a frente com a situação. Pensamentos como “isso não pode estar acontecendo comigo, são comuns nesse período.

    2. Raiva / Mágoa

    Acontece quando as pessoas começam a colocar seus sentimento pra fora em forme de revolta. Os indivíduos nesse caso podem tornar-se agressivos. Começa-se a procurar culpados e a questionar: “Por que ele?”, com o intuito de aliviar o sofrimento. Há pessoas que não sentem a raiva da revolta, mas que nessa fase ficam profundamente magoadas. O que se deve lembrar é que a mágoa vem da raiva.

    3. Barganha / Negociação

    Nessa fase os pensamentos de que as coisas podem voltar a ser como antes prevalecem e a pessoa tenta “negociar” consigo mesma e até mesmo envolve outras pessoas para que isso aconteça. Em caso de morte, isso é direcionado à Deus. Já quando se trata de fim de relacionamentos, a pessoa enlutada tenta reconstituir a conexão que já não existe mais.

    4. Depressão

    Ao atravessar as fases anteriores , como a autodefesa da negação e confronto da raiva, nessa fase a pessoa enlutada costuma vivenciar o luto de forma mais intensa. 

    Mesmo ela já aceitando a realidade, ela tem dificuldade de gerenciar a tristeza e o medo acaba sendo um mecanismo de defesa e age como uma forma de prepará-la para aceitar a vida após a perda.

    É fundamental que o psicólogo e psiquiatra sejam consultados nesta fase. Esses profissionais são capazes de avaliar a gravidade deste momento e orientar a melhor forma para lidar com isso. Parentes e amigos sempre presentes para conversar e ouvir os desabados da pessoa em luto também ajudam a pessoa a passar por isso.

    5. Aceitação

    Quando se chega aqui, as pessoas lidam com seus sentimentos de forma mais tranquila. É o momento em que conseguem expressar de forma mais clara sentimentos, emoções, frustrações e dificuldades que as rodeiam. Pessoas propensas a continuarem negando o que aconteceu, possuem mais dificuldade de chegar a esta última fase.

    Compartilhar: